https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/01/capa8.jpg

O Desafio da Motivação



Entre as variáveis mais relevantes do comportamento humano destacase o nível de motivação das pessoas. Mas, afinal, o que essa palavra de fato significa? Por que ela se converte em um dos assuntos mais frequentes e desafiadores no dia a dia dos líderes e das empresas?

Éfato que uma das áreas de pesquisa mais complexas é o estudo do comportamento humano, seja dentro ou fora do contexto organizacional. Sabe-se que grande parte das admissões acontece basicamente pelos conhecimentos técnicos e habilidades, ao passo que quase todas as demissões são fundamentadas em comportamentos inadequados ou contraditórios ao que a empresa valoriza. Entre as variáveis mais relevantes do comportamento humano destaca-se o nível de motivação das pessoas. Mas, afinal, o que essa palavra de fato significa? Por que ela se converte em um dos assuntos mais frequentes e desafiadores no dia a dia dos líderes e das empresas?

A primeira análise que podemos fazer diz respeito à etimologia da palavra, que nasce da junção de outras duas – motivo e ação. Desta forma, motivação pode ser entendida como um motivo para agir. Todas as nossas ações, em sua essência, são orientadas por um motivo. Para nos alimentarmos, temos como motivo a fome; para bebermos água, temos como motivo a sede; para dormirmos, temos como motivo o sono.

Costumo dizer para os líderes que participam das minhas aulas e treinamentos que, se eles delegarem sua motivação para a empresa ou para seus superiores, provavelmente terminarão frustrados.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu