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Auditoria uma ferramenta para melhoria contínua



O grande desafio do processo de auditoria é deixar claro que esse é um processo de avaliação para o crescimento da organização.

Auditoria, palavra que acompanha os sistemas de gestão com total importância na manutenção e evolução dos processos, dos controles e da qualidade. Mas o que ela significa? Auditoria é considerada um procedimento amostral que verifica se os requisitos e padrões estabelecidos estão em conformidade com a norma avaliada, ou seja, compara o processo real com o processo planejado. Os desvios encontrados são registrados através de não conformidades, como se viu na matéria “A polêmica da não conformidade nos Sistemas de Gestão” publicada na edição anterior, e as conformidades e oportunidades de melhoria também são registradas no relatório de auditoria, com o objetivo de identificar e monitorar a conformidade e eficácia do Sistema de Gestão.

É importante salientar que uma auditoria é constituída de evidências, fatos, documentos e verificações identificadas durante o seu processo amostral, o que é chamado de evidência objetiva. Essas evidências objetivas são coletadas pelo auditor através de entrevistas, análise de documentos e dados que indicam e auxiliam a concluir o atendimento aos requisitos aplicáveis.

Uma auditoria pode ter enfoques diferenciados, por isso pode ter três formas, mas seu objetivo é sempre o mesmo: avaliar a conformidade e a eficácia do Sistema de Gestão.

Auditoria de primeira parte: é a auditoria que a organização realiza nela mesma, conhecida geralmente como auditoria interna, ou seja, ela é realizada por profissionais da própria organização que receberam capacitação para executar essa atividade. A auditoria interna verifica a conformidade do processo e tem o foco mais micro (ela acompanha os detalhes do processo), pois o seu tempo e o conhecimento sobre o tema é mais abrangente, o que permite aprofundar cada tópico dentro do escopo estabelecido e avaliar a implantação e manutenção do Sistema de Gestão implementado.

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