capa-04

Motivação é diferente de engajamento

Já se sabe que a competência técnica, por si só, não é o bastante para se atingir objetivos ou produzir a qualidade de resultado que precisa ser alcançada. Na atual dinâmica do mercado e das empresas, é preciso entregar algo além de conhecimentos e habilidades para que possamos nos manter competitivos.

Por isso, as conversas sobre motivação e engajamento têm sido um item cada vez mais frequente na agenda dos líderes. É infinita a oferta de soluções que prometem trazer para as equipes de trabalho níveis de motivação e engajamento nunca vistos anteriormente. Pessoas literalmente andam sobre brasas para acenderem sua chama interna e gerarem maior conexão com sua essência e objetivos.

Muito dinheiro, tempo e energia são investidos em palestras motivacionais, workshops de impacto, treinamentos de imersão e atividades “radicais” que parecem produzir efeito somente durante seu período de realização. Inclusive, algumas dessas práticas são tão mal planejadas e mal conduzidas que se convertem em situações de grande exposição e constrangimento, podendo até ser enquadradas como práticas de assédio moral.

Só que quando as pessoas voltam às suas cadeiras, tudo volta a ser como era antes. A empresa continua a mesma, os problemas continuam os mesmos, os líderes continuam os mesmos, as crenças continuam as mesmas. Nada muda.

Por que será que isso acontece? Por que os resultados das ações tidas como motivacionais produzem resultados tão efêmeros?

Talvez a primeira lacuna se apresente no correto entendimento acerca dos conceitos de motivação e engajamento, bem como sua aplicação no dia a dia das equipes de trabalho. Existe um pouco de confusão.

A motivação pode ser entendida como um motivo para agir. Todas as nossas ações, em sua essência, são orientadas por um motivo. Para nos alimentarmos, temos como motivo a fome; para bebermos água, temos como motivo a sede; para dormirmos, temos como motivo o sono. Indo um pouco mais adiante, existem motivos que nos fazem levantar da cama todos os dias. Existem motivos que nos fazem sair de casa e ir para o trabalho. Existem motivos que nos fazem apresentar nosso melhor desempenho quando estamos no trabalho.

Motivação é um traço pessoal e intrínseco, que não pode ser delegado a ninguém ou a nada que esteja no ambiente externo. Ela é resultado de nossa interação com o meio em que vivemos e faz com que as sejamos diferentes quanto às nossas tendências motivacionais básicas, ou seja, o que funciona muito bem para despertar a motivação de uma pessoa pode não apresentar efeito algum para outra.

Por isso, os líderes precisam conhecer bem as pessoas que compõem sua equipe, para que possam construir um ambiente favorável à motivação, oferecendo a inspiração e os estímulos corretos de acordo com as necessidades motivacionais específicas de cada pessoa, assim elas podem se motivar por si mesmas.

Neste aspecto, o engajamento se aproxima do conceito de motivação, pois também é algo que não se compra ou que se instala de fora para dentro.

O engajamento é o indicador do quanto as pessoas estão realmente conectadas com o seu trabalho e com a organização para a qual se dedicam. Pessoas engajadas entendem com clareza o seu papel no atingimento das metas e, por isso, atribuem valor ao seu trabalho e conseguem apresentar uma contribuição significativa todos os dias. Trata-se de um alto grau de compromisso funcional e intelectual, associado à disposição emocional de “vestir a camisa da empresa”.

Por esse prisma, você consegue perceber que o engajamento não pode simplesmente ser tratado como sinônimo de alegria, ânimo, bom humor ou felicidade no trabalho. Sendo assim, não pode ser estimulado e mantido com ações que proporcionem essas sensações durante a apresentação de uma palestra ou a execução de uma atividade de alto impacto, por exemplo.

Não que seja improdutivo realizar atividades que promovam a alegria, o bom humor, que estimulem o trabalho em equipe e a superação de desafios. Mas elas não são suficientes para assegurar o engajamento e os líderes devem estar conscientes disso.

Existem alguns contextos e práticas de gestão que são imprescindíveis para o desenvolvimento e para a manutenção do engajamento.

A empresa precisa garantir que cada pessoa saiba, com clareza, qual é o seu papel, o seu propósito e os objetivos de sua função. Quando as pessoas estão realmente conscientes acerca das expectativas que precisam atender se engajam com mais facilidade. Desta forma, os cuidados diários com a comunicação e a atuação transparente dos gestores são fundamentais.

Os valores precisam sair das placas da parede e dos manuais de procedimentos para se tornarem vigentes no dia a dia da empresa. De que adianta as pessoas ouvirem da boca de seus líderes que a empresa é regida por critérios de justiça e bom desempenho, se na primeira oportunidade de receberem uma promoção percebem, nitidamente, que o critério decisivo baseou-se no apadrinhamento ou no tempo de casa? Aqui se concretiza a constante cobrança por alinhamento entre o discurso e a prática, que assegura uma postura coerente e confiável por parte dos gestores. Não há “pisar sobre brasas” que reacenda a confiança e a credibilidade, apagadas quando os gestores dizem uma coisa e fazem outra diferente.

As pessoas precisam perceber que a empresa, local em que passam boa parte de seu tempo e de sua existência, é um ambiente favorável à aprendizagem constante e ao desenvolvimento tanto no âmbito profissional, como no pessoal. Um ambiente de trabalho que estimule intelectualmente as pessoas, que traga maturidade funcional, que tenha práticas efetivas para a mensuração do desempenho e que tenha uma cultura de aumento de performance é um solo muito mais fértil para o engajamento se construir.

Mais uma vez estamos diante da relevância de se ter uma equipe de líderes qualificados e habituados ao desenvolvimento contínuo. Os gestores devem atuar como embaixadores da intenção estratégica da empresa, cabendo a eles a importante tarefa de traduzir e transmitir esse conteúdo às equipes de trabalho, por meio de comportamentos, atitudes e crenças que caminhem na mesma direção. Um grande abraço e até breve.



There are no comments

Add yours