https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2016/03/capa-mf-2.png

Expectativas, necessidades, desejos e algo mais



Quase todas as pessoas já sofreram algum tipo de decepção pelo fato de terem criado ou alimentado uma expectativa que não se concretizou. Com uma facilidade que quase nem percebemos, as expectativas aumentam de tamanho e transformam pequenas frases em promessas, pequenos gestos em demonstrações de compromisso, engrandecem tudo aquilo que poderia jamais sair do básico, do lugar comum.

Uma expectativa é o que pensamos que deve acontecer como resultado do que fazemos, dizemos ou planejamos. Se fazemos o nosso melhor no trabalho, esperamos que nosso desempenho seja reconhecido pelo líder e pelos colegas da equipe. Se nos aplicamos na preparação de um seminário, esperamos que o professor nos dê uma boa nota. Se dizemos para uma pessoa aquilo que sentimos e desejamos daquele relacionamento, esperamos que ela se comporte de forma condizente a esse desejo. Se traçamos um plano para a próxima viagem de férias, esperamos que tudo aconteça de forma que o planejamento seja cumprido.

“Acredito que um dos grandes desafios do desenvolvimento reside na capacidade de preencher nossas principais necessidades sem a ajuda de algo material”.

Criar e perseguir expectativas é bom, é saudável. Para muitas pessoas, é uma forma estimulante de fazer a vida seguir o seu fluxo. Contudo, é preciso estar consciente de que a decepção é inevitável quando as coisas não saem como esperamos. Quanto maior a expectativa, maior é o grau de frustração que ela causa quando não é atendida. Especialmente quando se trata de uma expectativa irreal, ou seja, aquele tipo de situação que nós sabemos racionalmente que não vai acontecer, mas, ainda assim, acreditamos e esperamos que aconteça.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu