https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/04/img-tupy4.jpg

Tupy automatiza processos e otimiza setor de usinagem



Utilização de robôs trouxe redução de custos na montagem de novas linhas e maior precisão das operações.

No final do ano passado, uma montadora de veículos procurou a Tupy com planos de reduzir, ainda mais, o tamanho dos seus motores. Para isso a ideia era reduzir as paredes entre os cilindros do cabeçote, o que contribuiria para diminuir o peso e o tamanho final do motor, tornando-o mais compacto. Isso, além de trazer benefícios ao desempenho dos veículos, também facilitaria as operações de montagem, gerando maior produtividade. Para isso a Tupy adquiriu uma máquina de ultrassom para que as medições fossem feitas antes do início da usinagem, evitando refugos de peças com paredes de cilindro muito finas.

Para atender às exigências da montadora, a empresa entrou em contato com um fabricante de máquinas operatrizes para se incorporar ao processo e desenvolver uma máquina mais completa, em conjunto com a fabricante do ultrassom. O resultado da parceria foi uma máquina capaz de medir as paredes com precisão e corrigir o ponto zero do bloco imediatamente após a medição e caso não for possível ajustá-lo, o bloco volta para o forno.

Com o novo sistema, houve diminuição da quantidade de refugo e não há mais perda de tempo e nem de material com as peças descartadas. A máquina é a única na América Latina e está em funcionamento desde o começo do ano. Apesar de um investimento inicial elevado, a medição e a correção antes da usinagem, permitem um retorno rápido do capital investido e já existe outra montadora interessada em adotar o mesmo sistema em sua linha de produção.

O material que permite ser trabalhado em menor espessura e sem, com isso, perder a resistência é o ferro fundido vermicular, uma aposta da Tupy que consumiu nove anos somente de estudos, os quais foram iniciados na década de 90. Em 2004, o domínio das técnicas de usinagem do material permitiram a empresa com sede em Joinville (SC) ampliar contratos com todas as grandes montadoras. Especialmente utilizado em motores diesel, o ferro fundido vermicular possibilita a fabricação de motores mais potentes, mais compactos e, portanto, mais leves e com a vantagem de oferecerem maior eficiência na combustão.

Acesse e leia a matéria completa:


9 comentários

Adicione o seu
    • manufatura

      Olá Arivaldo!

      Muito obrigado pela participação. Se tiver sugestões e críticas, sinta-se à vontade para interagir conosco.

      Vou te repassar o contato publicado na revista:

      Cássio Andrade: 47 – 4009-8574 (diretor de usinagem Tupy)

      no site da Tupy deverá encontrar mais informações

      Att
      André

    • manufatura

      Prezado João Carlos,
      quem nos orientou foi o Cássio Andrade (Diretor de Usinagem da Tupy).
      Estaremos encaminhando o contato para o seu email.

      Atenciosamente,
      Equipe Manufatura em Foco


Postar um novo comentário