https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/08/capa-03.jpg

Schunk Intec: especializada em fixações seguras, rígidas, precisas e muito rápidas



No todo da manufatura, a fixação e manipulação de peças e ferramentas não passam de um pequeno detalhe, contudo, a lentidão nas trocas ou mesmo uma mínima instabilidade do ferramental pode comprometer todo um processo de fabricação.

Peças ou ferramentas mal fixadas afetam negativamente a qualidade do produto em execução, aumentando a geração de refugos. Além disso, põem em risco a segurança de operadores, máquinas e equipamentos. A falta de rigidez, de precisão, de segurança e de rapidez também influencia diretamente na produtividade e nos custos de produção. Em um mercado cada vez mais ávido por flexibilidade e velocidade, os sistemas de fixação devem estar à altura de tais exigências. Apenas como comparação, imagine se a fixação das rodas dos carros da Fórmula 1 não garantissem rigidez, segurança, precisão e rapidez na troca dos pneus? Do que adiantaria todo o avanço tecnológico em termos de máquinas, motores, freios, combustíveis, suspensões e design aerodinâmico dos carros? Não há dúvidas de que o sistema de fixação dos pneus pode, até, ser algo menor em relação à nobreza dos demais temas tecnológicos envolvidos nos projetos automobilísticos, contudo, a sua eficácia é fundamental para que o todo possa atingir metas surpreendentes de competitividade. E m m a n u f a t u r a é c o m u m , principalmente nas empresas menos estruturadas, decisões serem tomadas mais por um impulso emocional, do que por uma análise técnica de um departamento de engenharia. Muitas vezes, o empreendedor pensa mais na máquina, do que em seus periféricos. Não raro, ferramentas, dispositivos de fabricação e as ferramentas de fixação ficam à margem dos cálculos de investimentos e planos de implementação. A experiência mostra que o somatório dos custos com ferramentas de corte, dispositivos e ferramentas de fixação pode chegar a até 30% do valor da máquina. Outra questão é que muitos desses periféricos, necessários à fabricação do lote chave de peças, nem sempre estão disponíveis para pronta entrega. Caso o processo de fabricação exija alguma ferramenta especial, seja esta de corte ou de fixação, os prazos de entrega costumam ser mais dilatados. Há casos em que a máquina já está devidamente instalada e pronta para trabalhar, porém as ferramentas de corte e de fixação ainda não chegaram! Portanto, é muito importante tratar de cada detalhe com a devida antecedência.

schunk-intec-01

Em face de uma concorrência cada vez mais agressiva, a automação vem se consolidando como uma das principais alternativas de sobrevivência da indústria nacional.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu