https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2013/05/img-sandvick.jpg

Sandvik Coromant: êxito que se consolida por meio da inovação contínua e de cooperações estratégicas



Todo ano ímpar ocorre a mais importante feira industrial do segmento de máquinas e ferramentas, a Feimafe – que este ano será realizada de 3 a 8 de junho no pavilhão de exposições do parque Anhembi, em São Paulo. Aproveitando a proximidade da data, M&F teve a oportunidade de entrevistar Claudio Camacho – President – South and Central Americas –, principal executivo da Sandvik Coromant (líder mundial de mercado na fabricação de ferramentas e sistemas de ferramentas para usinagem de metais), com o propósito de revisitar o tema ferramentas e saber das novidades e tendências para o setor.

M&F: Apesar das expectativas mantidas sobre outros tipos de materiais, o metal duro parece seguir incólume no mundo da usinagem. Vocês concordam com isso?

Camacho: Sim, acreditamos que o metal duro será a matéria-prima prevalecente na área de usinagem para os próximos anos. Muitas pesquisas foram e estão sendo feitas, mas não vemos qualquer mudança em curto prazo. Sabemos que se trata de uma matéria-prima findável e esta é uma das principais razões que nos levou a criar o nosso projeto de reciclagem deste insumo, que também tem o propósito de proteger o meio ambiente.

M&F: A Sandvik Coromant é, provavelmente, a empresa que tem a linha mais completa de ferramentas de metal duro para usinagem. Deve ser difícil manter o foco e a competitividade em tal diversidade de aplicações. Qual tem sido a receita para que se mantenha uma posição de destaque na pesquisa e desenvolvimento de tantas áreas distintas, tais como torneamento, fresamento, furação, rosca, corte e especiais?

Camacho: É realmente difícil manter uma linha de produtos e serviços tão ampla e com atualizações tão frequentes como a nossa. Estou certo que a principal receita é a quantidade de recursos que destinamos às áreas de pesquisa e desenvolvimento. Hoje, investimos muito além da média de investimento de nosso setor. A Sandvik Coromant está focada nas necessidades de seus clientes, e estas necessidades norteiam nossa estratégia. Nossos clientes precisam de uma linha ampla de serviços e produtos que atendam toda a demanda na área de usinagem, portanto não seria suficiente atuarmos somente em um ou outro nicho.

M&F: Como a Sandvik Coromant tem enfrentado o desafio dos serviços, já que parece haver uma similaridade cada dia maior em termos de qualidade e desempenho dos produtos dos diferentes fornecedores que disputam o mercado?

Acesse e leia a matéria completa:


2 comentários

Adicione o seu

Postar um novo comentário