https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/11/img-o-valor-da-empatia.jpg

O valor da empatia



Existe uma competência determinante para que possamos estabelecer e manter relacionamentos produtivos e sustentáveis: empatia.

Quando se analisa um relacionamento interpessoal de qualidade, podem ser identificadas diversas competências como, por exemplo, a assertividade e a habilidade de gerenciar conflitos. Mas existe uma competência determinante para que possamos estabelecer e manter relacionamentos produtivos e sustentáveis. Refiro-me à empatia.

De maneira geral, as pessoas não têm dificuldade para definir a empatia. A resposta parece estar sempre na ponta da língua: a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Este termo se originou da fusão de duas palavras gregas, com seus respectivos significados: en (para dentro) e pathos (sentimento) e se traduz na capacidade de compreender os sentimentos e as emoções das outras pessoas. Por isso, ocupa um lugar de destaque dentro do conceito de inteligência emocional, ou seja, se você almeja atingir um bom nível de maturidade emocional, certamente vai precisar investir no desenvolvimento ou no aprimoramento da empatia.

A empatia pode assumir uma dimensão cognitiva, que está relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas, ou uma dimensão afetiva, que indica a habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu