https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/11/img-engenharia-de-tempos-e-metodos-6.jpg

Engenharia de tempos e métodos e a medida do trabalho: desafios atuais



O gestor de um Centro de Distribuição precisa determinar quantos funcionários deve contratar para garantir a execução de todas as tarefas e atividades no prazo adequado e com a qualidade requerida pela operação.

O administrador de materiais precisa definir a quantidade de matéria-prima necessária para atender as demandas da produção. O gerente de manutenção de uma grande empresa precisa adequar a mão de obra disponível do setor para atender as solicitações da fábrica sem comprometer os custos de produção e os prazos de execução dos serviços.

Um novo call center precisa dimensionar a área e os equipamentos necessários para atender a demanda projetada. Uma nova planta fabril deve definir perfil e quantidade de operadores para garantir os níveis de qualidade e produtividade exigidos pela operação.

Embora, à primeira vista, pareça que estamos tratando de problemas distintos, a base para a solução de todos eles é rigorosamente a mesma. O dimensionamento de recursos necessários para qualquer operação, em todos os tipos de organização, depende de duas informações básicas: a demanda a ser atendida e a capacidade ou disponibilidade para atendê-la.

A demanda, expressa com base no tempo necessário para garantir a plena execução das atividades planejadas, depende da existência de processos padronizados. Uma vez conhecidos, planejados e executados os processos, tem-se o cálculo do tempo de duração de cada um.

Com base no tempo gasto em cada atividade e na definição dos recursos necessários para a sua execução (mão de obra, materiais, máquinas, equipamentos, instalações, facilidades), todo o trabalho pode ser adequadamente planejado.

Desse modo, a engenharia de tempos e métodos – a definição de “como fazer” e “quanto tempo” utilizar – é a base racional para o dimensionamento de recursos.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu