https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2014/04/img-talentos-e-competencias.jpg

O líder no papel de coach



A liderança do tipo coach é considerada, hoje, como a mais assertiva postura para influenciar positivamente as pessoas, extrair delas o seu melhor potencial e construir um futuro sustentável em termos de desenvolvimento.

Uma das minhas principais crenças sobre liderança reside no fato de que o real compromisso de um líder não é fazer com que as pessoas sejam mais do que elas são, mas sim fazer com que elas sejam tudo o que elas são. No entanto, este desafio não se destina a qualquer tipo de líder. Apenas os líderes que assumem verdadeiramente a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus seguidores que poderão colecionar esse feito.

A liderança do tipo coach é considerada, hoje, como a mais assertiva postura para influenciar positivamente as pessoas, extrair delas o seu melhor potencial e construir um futuro sustentável em termos de desenvolvimento. Essa conexão com o futuro é muito importante, pois com a velocidade das mudanças, com o avanço da tecnologia e com a complexidade dos cenários, as pessoas precisam ser preparadas para um mundo que ainda não foi inventado e serem capazes de tomar as melhores decisões.

Em uma rápida analogia, podemos dizer que, no passado, os líderes jogavam dama, competição em que, praticamente, todas as peças tinham que ser movimentadas da mesma forma. Os líderes do presente jogam xadrez, isto é, cada peça tem o seu movimento próprio e é parte integrante de uma estratégia maior. Mas qual será o jogo do futuro? Quais serão as regras? Quais serão os movimentos? Se a realidade será diferente, é absolutamente natural que a liderança também o seja. Novos cenários requerem novas competências.

A palavra coach é um termo em inglês que significa técnico, treinador, aquele que capacita e qualifica as pessoas para que possam atingir níveis mais elevados de desempenho. No mundo esportivo, esse termo é bastante comum e tem a função de incentivar e ajudar os atletas a alcançarem os melhores resultados através do desenvolvimento de novas habilidades. No universo das organizações, está relacionado a alguém que está sempre pronto a estimular as pessoas a fazerem o que realmente precisa ser feito para o alcance das metas e objetivos; alguém que proporciona o desenvolvimento necessário antes de cobrar a performance, alguém que amplia a visão para as diversas possibilidades existentes, ao invés de olhar para os erros cometidos no passado, maximizando as oportunidades de aprendizado. Ou seja, alguém que cria condições para que as pessoas se desenvolvam, fortalecendo sua iniciativa, criatividade e autonomia.

Este é um novo modelo de liderança que busca criar uma relação de apoio e confiança com os seguidores e que, sobretudo, permanece pautada em valores sólidos e consistentes. Se você deseja atingir esse patamar e causar um impacto positivo tanto na organização, quanto na vida das pessoas, fique atento às principais características de um líder que exerce o papel de coach.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu