https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2014/05/img-sucata-a-materia-prima.jpg

Da sucata à matéria-prima



Presente em diversos produtos comuns da indústria ao cotidiano, o aço é um dos materiais mais recicláveis do mundo. Além de ser 100% reciclado, ele pode passar inúmeras vezes por esse processo sem perder as características. Porém, para ele cumprir sua vida útil e retornar às usinas como matéria-prima, depende de uma cadeia de responsabilidade ambiental por parte das empresas consumidoras e produtoras de aço.

Após a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo e das próximas Olímpiadas, uma maratona de obras se espalhou pelo país. Entre elas estava a reforma do Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, no Rio de Janeiro. O estádio receberá sete jogos da Copa do Mundo deste ano, entre eles a grande fi nal, além de sediar a abertura e o encerramento ofi cial das Olimpíadas de 2016.

A vigilância internacional e o cartão de visita à imprensa estrangeira reforçou o apelo sustentável às obras destinadas aos eventos. No caso do Maracanã, 75% do material de demolição foi reutilizado no próprio estádio e em outras obras públicas. Ao citar somente o destino e a origem das estruturas metálicas, segundo dados divulgados no Portal da Copa – site do Governo Federal sobre o mundial –, os vergalhões da estrutura foram encaminhados à reciclagem e o aço utilizado na obra tem conteúdo reaproveitado.

“O grande diferencial do aço é que ele pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as características” gerente de meio ambiente da ArcelorMittal Tubarão, Guilherme Corrêa Abreu.

O aço é um dos materiais mais recicláveis do mundo, podendo ser 100% reutilizado sem que se perca a qualidade no produto. Dessa forma, a produção de aço a partir de sucata reduz o consumo de matérias- -primas não renováveis, economiza energia e evita a necessidade de ocupação de áreas para o descarte de produtos em obsolescência. Em um país que produz mais de 30 milhões de toneladas de aço por ano, o nono maior produtor de aço do mundo em 2013, aproximadamente 30% do aço é reciclado. Esta porcentagem sobe para 45% em países com um mercado de aço mais maduro.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu