capa8

Atitude Empreendedora

A atitude empreendedora pode ser observada naquelas pessoas que executam o seu trabalho como se a empresa de fato pertencesse a elas.

É muito frequente a associação da palavra empreendedorismo à abertura de uma empresa ou à criação de uma nova ideia, produto ou serviço. O adjetivo “empreendedor” sempre esteve vinculado àquelas pessoas que possuem um bom tino comercial ou que se envolvem quase que naturalmente na construção de novos negócios.

Contudo, existe outra faceta do empreendedorismo que não depende da criação de uma nova empresa ou da implementação de uma inovação de alto impacto. Refiro-me a uma postura diferenciada, mais proativa, responsável e comprometida, frente ao próprio trabalho, aos problemas urgentes ou corriqueiros e, especialmente, aos diversos obstáculos que a atual realidade corporativa nos oferece, podendo comprometer nossa performance e resultados.

Certa vez ouvi de um participante, em uma das minhas turmas de treinamento, a seguinte afirmação: “eu trabalho nessa empresa como se ela fosse minha”. Em princípio, essa frase pode revelar uma conotação artificial e política, mas quando tive a oportunidade de observar mais atentamente o perfil daquele jovem líder, pude constatar que ele realmente possuía um conjunto de características e habilidades que o diferenciava dos demais. Eu estava diante de um líder que possuía atitude empreendedora.

Acesse e leia a matéria completa:



There are no comments

Add yours