Logo-grupo-cimm
https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2017/07/cover2.jpg

As vantagens do vendedor elegante



Decisões comerciais deveriam ser tomadas com base em fatos, contudo muitas vezes não são. Em um mundo movido por emoções e vaidades, a elegância ainda move muitos corações e, por consequência, muitas decisões.

Todavia, há pessoas obtendo sucesso em vendas sem serem elegantes. É verdade! Porém, podem ser classificados como exceções. Um vendedor desalinhado, entretanto carismático, costuma ser bem- -sucedido, pois o carisma funciona como licença poética. Pessoas carismáticas são fáceis de se gostar e, por conta disso, delas se tolera quase tudo. São pessoas cativantes e sedutoras, uma vez que possuem o dom de se fazerem queridas por todos.

E por que falar de elegância então? Porque a elegância também vende muito e é muito mais fácil ensinar alguém a ser elegante do que ser carismático. Arrisco a dizer que o ‘carisma’ vem do berço, enquanto a elegância vem da escola!

Elegância tem a ver com o modo de se vestir, mas não é só isso. Tem a ver também com a educação, a cultura, a honestidade, a presteza, a empatia, a moral e a ética, entre outras virtudes. É por meio do vendedor que um cliente tem a primeira impressão de um fornecedor.

Um vendedor grosseiro, desinformado, arrogante e mal treinado não contribuirá muito para o êxito da empresa que representa! Não basta você ser um ótimo profissional, a sua imagem deve corresponder à expectativa que as pessoas criam em seu imaginário sobre quanto elegante deve ser o profissional que represente uma marca líder de mercado!

Há vendedores tão focados em suas metas pessoais que se esquecem dos bons modos e de considerar que suas vendas devem ocorrer como desdobramento da satisfação do cliente. Todo cliente compra com base no que é importante para ele e não para o vendedor!

Um vendedor brega, malvestido, sapato sujo, gravata curta ou longa demais, mal hálito, pelos saindo para fora do nariz, perfume extravagante, cabelo desalinhado, barba malfeita, vocabulário chulo e unhas sujas não combinará com a imagem de uma empresa que deseja ser vista como um fornecedor de alta qualidade.

Se também falar alto e demais, não levar em conta o tempo disponível do cliente, prometer e não cumprir, não explorar e sanar todas as dúvidas desse cliente, marcar horário e chegar atrasado, faltar com respeito às recepcionistas, roubar nos relatórios de reembolso; se, para mostrar toda a sua competência técnica, fizer o cliente se sentir um idiota, entre tantos outros pequenos detalhes, com certeza será um vendedor muito deselegante. A não ser que trate com um comprador de mesma índole, é certeza absoluta que perderá espaço nas vendas! Toda pessoa elegante inspira mais confiança e confiança é uma das mais importantes bases da venda!

Veja os anúncios desta edição:

 Veja esta edição no seu dispositivo móvel

Leia agora

 


Não há comentários

Adicione o seu