Logo-grupo-cimm
https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2017/01/capa-06.jpg

Aplicação de metodologia Kaizen com o uso de RGV para transporte e performance no posto de trabalho



A indústria automotiva é uma das mais competitivas no mercado atualmente, o que requer produtos fabricados no momento certo de acordo com a necessidade do cliente. Esta premissa faz com que exista a necessidade das companhias se atualizarem constantemente buscando ampliar o uso das tecnologias e a redução dos custos de fabricação para continuarem competitivas e atraentes para o cliente que está cada vez mais exigente e menos disposto a pagar por erros de estratégia. Com a utilização da metodologia kaizen e implementando um veículo guiado automático, este trabalho mostra como implementar a produtividade, diminuindo o tempo de fabricação do berço do motor, e melhorando ergonomicamente a fabricação.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

1.1 METODOLOGIA KAIZEN
Kaizen é um termo de origem japonesa que signifi ca mudança para melhor. Este termo é utilizado não só no ambiente industrial, como na vida cotidiana em geral, quando se buscam melhorias no ambiente familiar, profi ssional ou social.

Pensando no ambiente industrial, utilizar a palavra kaizen é descrever uma metodologia que consiga diminuir os custos da empresa e aperfeiçoar a produtividade. Para Ortiz (2009), o professor Japonês Masaaki é considerado o precursor do kaizen. Nesta metodologia, ele revela a necessidade de se trabalhar no gemba (termo japonês que traduzido se refere ao “local real”). Com este termo, Masaaki quer dizer que gemba é onde as coisas realmente acontecem. Uma premissa do kaizen é o envolvimento das pessoas ligadas ao chão de fábrica.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu