Sequenciamento de tarefas em operações industriais e serviços
Em Planejamento e Controle de Produção (PCP), existem atividades que são fundamentais para que as operações programadas ocorram conforme previsto e, por consequência, o desempenho do sistema produtivo se comporte de acordo com o planejado.
A figura 1 mostra estas atividades centrais do PCP.

Na etapa de programação, são definidas as quantidades de cada produto e itens respectivos que deverão ser produzidas. Nesta fase, é necessário avaliar os históricos de demanda, as metas da área comercial, os esforços de marketing, o estágio do ciclo de vida de cada produto, as necessidades de matérias-primas e os estoques existentes. Desse modo, a resposta principal a ser obtida nesta etapa é “QUANDO PRODUZIR”.
O principal resultado desta etapa é a geração do chamado “Plano ou Programa Mestre de Produção” ou MPS: figura 2 apresenta o MPS gerado para uma operação industrial.

O registro do Programa Mestre de Produção (MPS) possui as seguintes características:
- Escalas de tempo, que contém, para cada item de produto final, as informações sobre demanda e estoque dis- -ponível atual;
- Com base nestas informações, o estoque é projetado a frente (para os períodos seguintes);
- Quando não há estoque em quantidade disponível para atender à demanda, novas unidades são programadas para produção (inseridas no programa mestre);
Para o exemplo da fi gura, são programadas as quantidades estritamente necessárias para cada período – este tipo de programação é denominado “conforme demanda”.
O Programa Mestre de Produção é a parte mais importante do planejamento e controle das operações. É a entrada principal (informação fundamental) para o Planejamento dos Recursos de Materiais (MRP). A figura 3 mostra a interação entre o MPS e o MRP: com base nas informações de entrada do MPS, o sistema MRP emite as ordens de compra, os planos de materiais e as ordens de produção, necessárias para concretizar o Plano Mestre.
Acesse e leia a matéria completa:
Há 1 comentário
Adicione o seuPostar um novo comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Nelson, estou tentando entender porque o tempo de processo é a soma dos tempos fim e não s tempos de processo de cada operação. Isso não ficou claro pra mim pode me explicar? Perceba que o exemplo colocado você entrega os 5 produtos A-E até o dia 17, mas diz ter um tempo total de processo de 60 dias, como pode? o que está por trás do entendimento deste tempo de processo que não ficou claro pra mim?