https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2016/05/capa-06.jpg

Aços maraging propriedades, processamento e usos como aço para ferramentas



“Os aços maraging se caracterizam, em primeiro lugar, por apresentar um limite de escoamento elevado, quando comparados com outros aços de ultra-alta resistência (tal como o AISI 4340) ou com aços de ferramenta.”

INTRODUÇÃO
Os aços maraging associam uma alta resistência mecânica com uma elevada tenacidade à fratura. Esta combinação de propriedades mecânicas os diferencia dos aços endurecidos através de têmpera e revenido, os quais apresentam uma tenacidade à fratura significativamente menor para níveis similares de resistência mecânica. Isto é causado pelas diferenças nos teores de carbono e de elementos de liga entre os aços.

As composições químicas dos aços temperados e revenidos se caracterizam por um teor de carbono significativo. Este elemento fica dissolvido na martensita formada durante a têmpera, produzindo distorções na rede cristalina e múltiplas interações com os defeitos cristalinos do material. Por causa desse fenômeno, os aços recém-temperados apresentam uma elevada resistência e dureza, mas uma baixa tenacidade. Assim, precisa- -se do processo de revenido para tirar o carbono da solução sólida e, desta forma, melhorar a tenacidade à custa da resistência mecânica da liga.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu