https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2014/01/img-09.jpg

O que agrega uma certificação e quais são os desafios para sua manutenção ISO 9001



O Sistema de Gestão da Qualidade permite que as decisões sejam tomadas com base em fatos e não em sentimentos; permite que a organização visualize aonde quer chegar e defina como quer chegar, quais são seus principais desafios e que tipo de recurso deve ser provisionado.

Atualmente, uma certificação ISO 9001 pode ser uma exigência do cliente, pode ser uma exigência do mercado ou uma decisão da organização. Mas será que enxergamos essa certificação como um processo de burocratização ou conseguimos visualizar os benefícios que ela pode trazer consigo?

Neste artigo, o objetivo é identificar os principais benefícios que uma certificação pode trazer em vários âmbitos: visão perante o mercado e clientes, gestão de pessoas, gestão dos processos, monitoramento e ação sobre os resultados, bem como dicas sobre a manutenção de uma certificação.

Quando iniciamos um processo de certificação, o que mais se modifica é a própria organização, pois é preciso enxergar onde estou e aonde quero chegar, quais são as principais falhas e desafios e, principalmente, como envolver e convencer todos a participarem desse processo.

Cabe à alta direção da organização a decisão de partir para a certificação, definir e divulgar essa meta aos colaboradores da organização delimitando responsabilidades e autoridades para esse projeto.

Após essa etapa, inicia-se o processo de planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Geralmente, o primeiro passo é identificar os processos e definir os padrões e, para isso, é necessário realizar um mapeamento desses processos. Posteriormente, identifica-se e define-se a sua interação, demonstrando as suas entradas e saídas e determinando quais saídas de cada um desses processos são as entradas para início de um outro processo. Outro passo importante é delimitar autoridade e responsabilidade dentro de cada esfera e de cada processo e quais os recursos estão disponíveis e serão necessários para atingir o objetivo proposto pela alta direção.

Cumprindo cada passo nesta primeira etapa, é criada a padronização.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu