https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/09/img-lideranca-atitude.jpg

Liderança é uma questão de atitude



Refletir sobre liderança faz parte do contexto de todas as empresas, especialmente daquelas que buscam diferenciar-se no mercado, além de atingir novos patamares de excelência.

Gestores e profissionais que estejam dispostos a analisar este tema com maior aprofundamento, assim como considerar suas implicações práticas no relacionamento com suas respectivas equipes de trabalho, também sairão na frente no quesito resultados.

Ao considerarmos o curriculum da maioria dos profissionais voltados para o campo da manufatura, quase tudo o que estudaram, ao longo de suas carreiras acadêmicas, está muito mais ligado à área técnica do que à área humana. Assim, ao se depararem com a primeira promoção para um cargo de chefia, faltam-lhes expertise para conduzir sua equipe em direção às mudanças necessárias, para que a empresa enfrente os tantos desafios impostos pelo mercado.

Acesse e leia a matéria completa:


10 comentários

Adicione o seu
  1. André Emanuel Cardoso

    Parabéns pelo artigo, ele demonstra exatamente meu pensamento, que gerenciar pessoas é muito diferente de lidera-las. Na manufatura sofremos muitas vezes a falta de liderança assertiva, que determina objetivos e metas, facilita o caminho para o alcance das mesmas e compreende que os resultados devem ser conquistados através das pessoas e não apesar delas.

    • manufatura

      Olá André!

      Você tem razão, não é facil gerenciar pessoas. Mas apartir de nossos textos e reflexões, procuramos contribuir da melhor forma.

      obrigado por sua participação

      Abraços
      Samanta e Equipe

  2. Marcelo Ramos

    Sim, ótimo texto!

    Me fez lembrar uma atividade que fiz quando estava no primeiro colegial do ensino médio, em 2007.

    Fiz esta mesma citação correlação ao Hitler, nesse sentido, poder de persuasão que ele tinha sobre seus “seguidores”.

    Lembro que a professora me chamou de canto e me questionou muito, até por conta do regime totalitário que ele impôs e tudo o mais e eu estava totalmente ciente disso.

    Naquele dia, usei bons argumentos pra convencer minha professora que em se tratando daquela ocasião, enxergando por esses lados e aspectos, fazia muito sentido a minha citação.

    Linguagem clara, informativa e objetiva.

    Para que mais?

    Meus parabéns!

    Marcelo R.

    • Samanta Luchini

      Olá Marcelo, obrigada pela mensagem e pelo valioso feedback.
      Eu sempre cito algumas referências polêmicas nas minhas aulas, justamente para provocar este tipo de reflexão. E no caso do Hitler, o poder de influência é um traço muito marcante.
      Espero você na nossa próxima edição.
      Um abraço
      Samanta Luchini

  3. Marco Aurélio

    Boa tarde….um ótimo texto, bem objetivo e claro na mensagem que se quer passar….porém só uma coisa que eu não achei legal foi quando se diz que Adolf Hitler foi um “verdadeiro líder”….pois ele pegou uma Alemanha que passava por uma crise, as pessoas estavam descrentes com a situação do país, encheu-se de argumentos e provocou bem o que todos sabem….ou seja, Hitler liderava pelo medo, temor, desesperança, pois assim como você menciona, o verdadeiro líder dá o bom exemplo, e é só por ele que se consegue alcançar os leais objetivos tendo como base a justiça, verdade, honra…Hitler não deu um bom exemplo sequer…líderes foram Gandhi, Buda, Winston Churchill, Charles de Gaule, Juscelino Kubitschek, Abraham Lincoln, Madre Teresa, Joana d´Arc, William Wallace, Rei Arthur e por aí se vai….o verdadeiro líder lidera leões e o ditador lidera ovelhas!

    • Samanta Luchini

      Olá Marco Aurélio, como vai?

      Em primeiro lugar quero agradecer sua atenção e o feedback sobre o artigo.
      Fico feliz em saber que essa leitura tenha lhe proporcionado boas reflexões.

      Concordo com você quando diz que Hitler não forneceu bons exemplos e parte de sua liderança tenha sido aplicada a partir da coerção.
      Mas um lado de sua história nos mostra uma grande habilidade de atrair, convencer e influenciar o pensamento das pessoas. Pena qua para o lado errado…
      Mas de qualquer forma, esses são atributos importantes na figura dos líderes. Por isso, faço essa citação.

      Com sua presença em nossa próxima edição.

      Um abraço
      Samanta Luchini

    • Samanta Luchini

      Olá Livia, como vai?

      Fico muito feliz que você tenha gostado do artigo.
      Espero que os próximos artigos também lhe tragam boas reflexões.

      Um grande abraço e até breve
      Samanta Luchini


Postar um novo comentário