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É preciso ser visto para ser lembrado



Para crescer na parcela de participação em vendas de um determinado mercado, primeiro é preciso conquistar a memória e depois o coração do público-alvo.

Uma das variáveis controláveis do marketing é a comunicação que envolve propaganda, publicidade, promoções, feiras, eventos, treinamentos, palestras entre outras atividades responsáveis por colocar um potencial cliente em contato com um possível fornecedor.

Há pessoas de todas as índoles e de todos os gostos. Uma análise aprimorada, no entanto, torna possível separar tais pessoas em grupos de indivíduos com tendências similares quanto às preferências e ao comportamento de compra. A esse ato de separar clientes em grupos com perfis de consumo semelhantes se dá o nome de segmentação de mercado.

Existem aqueles que valorizam a qualidade; os que valorizam o preço; outros, a segurança ou o prazo e assim por diante. Há os que desejam ser iguais e os que desejam ser diferentes; os revolucionários e os conservadores; os realistas e os sonhadores; os mais e os menos abastados; os alegres e os melancólicos, entre tantas outras possibilidades. Isto significa que se alguém tem algo para vender, há uma grande possibilidade de que exista outro alguém com potencial para comprar, mas antes é preciso que um saiba da existência do outro e qual é o bem ou serviço em questão. Depois que se encontrarem, tudo estará a depender apenas da habilidade de cada um em negociar.

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1 comentário

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  1. José Luis

    Acredito que aveces los grandes directivos de las empresas (incluso de Marketing) parecen olvidar estas prácticas verdades a la hora de tomar ciertas desiciones que complican mucho la vida del personal que tiene por misión llevar los productos al mercado.

    Obrigado por este valioso artículo…


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