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Dassault Systèmes lança SolidWorks® 2014

Software de solução 3D oferece ampla variedade de produtos, como CAD 3D, simulação, gerenciamento de dados do produto, comunicação técnica, projeto elétrico e avaliação de impacto ambiental.

O SolidWorks 2014 oferece altos ganhos em competitividade, racionalizando tempos e facilitando a inovação. Otimizando o fluxo de trabalho e a mobilidade, facilita a reutilização de dados de forma mais dinâmica, agilizando a partilha de informações e acelerando o desenvolvimento de produtos. O novo recurso de acesso por meio de dispositivos móveis (Android e iOS) permitirá que os usuários do software se conectem e experimentem novos projetos 3D em qualquer lugar e a qualquer hora.

Estudos reforçam a importância da estética do produto para o cliente, pois, além da funcionalidade, o design atraente também vende. O SolidWorks 2014 auxilia projetistas a transferirem esboços e imagens em modelos 3D mais rapidamente e ainda expande o conjunto de ferramentas de projetos para transformar criatividade em produtos para novos mercados.

A pressão constante, para projetar melhor e em tempo recorde, faz do SolidWorks a ferramenta ideal, afirma Oscar Siqueira, Director Latin America, pois, além da praticidade, este traz consigo as facilidades do portal My.SolidWorks, que permite acesso à experiência da comunidade de milhões de usuários, além da partilha de know-how acumulado por mais de 400 revendas. O SolidWorks, portanto, não é apenas um software, mas uma filosofia de trabalho que consolida uma cultura tecnológica de alto desempenho.

Segundo Oscar, o Brasil conta com mais de 5.500 empresas usuárias, 800 instituições de ensino com mais de 50 mil usuários educacionais. Tais instituições representam mais de 60% das receitas de novos clientes. A grande maioria das universidades utiliza o SolidWorks como plataforma de ensino nos cursos de engenharia que envolvam o desenvolvimento de projetos. Segundo Timoteo Muller, Area Technical Manager – Latin America, a versão 2014 traz mais de 200 atualizações sugeridas pelos próprios usuários.

Bertrand Sicot, Chief Executive Officer, informou que, no mundo, os usuários do SolidWorks já somam 2,1 milhões, em um total de 180 mil clientes e 2,5 milhões de estudantes em um somatório de 25 mil escolas e universidades. O êxito deve-se a filosofia de trabalho da companhia, que mantém o foco nos desejos de seus clientes, fazendo crescer a comunidade de usuários, investindo na disseminação do sistema, aumentando o número de multiplicadores junto às entidades de ensino. Outro ponto é a identificação de mercados adjacentes, contudo, sem nunca se desviar daquilo que considera seu “core business”. Para ele, é essencial que os produtos acompanhem as tendências de acesso móvel, tais como tablets e smartphones, além de outras ideias que agreguem valor para os usuários. É preciso reinventar o mundo em que vivemos e para isso devemos praticar as mudanças necessárias, reforça Sicot.

O uso do SolidWorks, aliado às possibilidades do portal My.SolidWorks, viabiliza o rápido acesso a mensagens, facilitando a elaboração de projetos. O acesso, rápido e fácil à comunidade, permite saber o que as pessoas estão fazendo, possibilitando, também, a partilha das próprias ideias, incentivando a troca de experiências com demais profissionais da área.

A Dassault Systems convidou, para o evento, o professor Dr. Paulo Iscold, pesquisador do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que expôs sua experiência com o software. Iscold comentou que uma equipe da universidade está produzindo aviões de corrida que figuram entre os mais rápidos do mundo em sua categoria.

O projeto da aeronave começou a ser feito há três anos e, por ocasião do evento, encontrava-se em uma das últimas fases de confecção. A expectativa é fazer o tryout no início de 2014. Para Iscold, tanto quanto veloz o aparelho deve ser seguro, garantindo que todos os componentes funcionem com perfeição já no primeiro voo. O avião deve voar a uma velocidade de 575 km por hora ao nível do mar. Os supersônicos usados em práticas militares alcançam facilmente os 1.200 km/h.

O objetivo é proporcionar a prática dos conhecimentos de engenharia aeronáutica e motivar professores e alunos, ou seja, não tem propósitos comerciais. “O modelo foi produzido especificamente para a competição e cabe apenas o piloto”, enfatiza o pesquisador. Apesar disso, o conhecimento adquirido com o trabalho irá contribuir na formação das competências dos futuros engenheiros aeronáuticos.

Durante o desenvolvimento do protótipo, a equipe utilizou o SolidWorks, que permite a visualização do trabalho em 3D, simulação do sistema de refrigeração do motor, dentre outras funcionalidades, facilitando as etapas de produção. A aplicação do recurso possibilitou a geração de curvas cônicas, empregadas na otimização da aerodinâmica, além de viabilizar a análise estrutural de todos os componentes de uma só vez, permitindo a construção de um equipamento mais eficaz e bonito. O professor lembrou frase de Marcel Dassault que ressalta que “todo avião bonito voa bem!”.

Com mais de 2,1 milhões de usuários no mundo, o Soliworks se firma como um dos mais competitivos softwares de projetos do mundo.

Em aviões de competição, a suavidade aerodinâmica dos perfis da carenagem, interfere, decisivamente, no desempenho do equipamento. Sem o uso de um bom software de projetos e, posteriormente, a aplicação de um software CAM – Computer Aided Manufacturing, adequado, que possibilite a fabricação de cada detalhe, exatamente como estabelecido, todo o resultado é posto em risco.

Iscold confia no novo protótipo, pois em 2010, sua equipe conseguiu bater alguns recordes mundiais com o modelo CEA 308,construído por eles. Superaram, por exemplo, o recorde para subida de três mil metros, que pertencia à Rússia – de 13 minutos e 40 segundos, baixando este tempo para 8 minutos e 15 segundos.

Presente também no evento, Gustavo Gomes, do departamento de engenharia da JL Racing, que projeta e fabrica veículos da categoria Stock Car, relatou sua experiência positiva com a aplicação do SolidWorks no desenvolvimento desses veículos. Os modelos são todos desenvolvidos no computador, simulando o escoamento aerodinâmico, assim como as solicitações de esforços mecânicos.

Quanto ao suprimento de mão de obra, Luiz Leão, analista de desenvolvimento industrial do SENAI, apresentou números expressivos. Atualmente, a instituição oferece cursos profissionalizantes para o uso do SolidWorks. Os alunos tornam- -se aptos à elaboração de modelagem e modificação de projetos, utilizando ferramentas típicas da área. Executam alterações de design e melhorias nas funções de produtos, seguindo normas e especificações técnicas vigentes. Atualmente, a entidade capacita mais de 3 mil alunos ao ano, em 817 escolas e 208 laboratórios, que abrangem 2.700 municípios em 18 estados brasileiros. A instituição já possui cerca de 12.620 licenças, das quais 1.700 dedicadas ao corpo docente.

Se nada mudar neste cenário, as tendências apontam que o SolidWorks deve continuar expandindo sua forte participação de mercado.


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