https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/03/capa_06.jpg

Como será o amanhã da sua empresa?



Como as chances de sucesso aumentam com o conhecimento mais profundo do ambiente onde ela ocorre, é natural que muitas empresas passem a alocar mais recursos na tentativa de identificar sinais de mudanças de rumo nos acontecimentos.

Em períodos de atividade econômica intensa, é comum as empresas se dedicarem quase que exclusivamente a encontrar folgas em suas capacidades produtivas para atender a demanda crescente, o que muda drasticamente em períodos como o atual, em que o ritmo de atividade cai significativa e consistentemente. Como as chances de sucesso aumentam com o conhecimento mais profundo do ambiente em que ela ocorre, é natural que muitas empresas passem a alocar mais recursos na tentativa de identificar sinais de mudanças de rumo nos acontecimentos. Nesse sentido, vamos abordar algumas análises importantes sobre os setores de atividades e os elementos que os influenciam com base na Análise Estrutural da Indústria (setor) de Michael E. Porter.

Um setor de atividades é constituído por um conjunto de empresas que oferecem produtos e serviços que são substitutos diretos entre si. Os setores sofrem a ação de um conjunto de forças que influenciam o seu potencial de lucro a longo prazo, mas uma análise dos influenciadores dessas forças pode permitir adequações a curto e médio prazos. O foco no trabalho de Porter está nos aspectos estruturais do setor e os aspectos circunstanciais são contemplados indiretamente. Ele considera a ação de cinco forças: a rivalidade entre os concorrentes, uma força interna do setor, os poderes de barganha de compradores e vendedores e as ameaças de entrada de novos competidores e de substituição dos produtos e serviços por produtos e serviços de outros setores. Pela mencionada redução nos níveis de atividade, o que aumenta o poder de barganha dos clientes, vamos nos concentrar na rivalidade entre os concorrentes e em alguns aspectos que podem intensificá-la.

A intensidade da rivalidade em um setor pode ser identificada pelas disputas em preços e pela intensidade da comunicação e frequência de lançamentos de produtos e serviços.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu