https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/12/img-rumo-aos-desafios.jpg

Rumo aos desafios de 2013



Em seu primeiro ano, a revista Manufatura em Foco já é reconhecida por sua credibilidade pelos diversos públicos do setor metalmecânico e se prepara para novos desafios.

Em maio, com a primeira edição, a proposta era ser “um catalisador dos interesses tanto da indústria, quanto da comunidade acadêmica ao levar informação de qualidade aos leitores e facilitar a geração de negócios dentro de sua ampla base de clientes e fornecedores”. Hoje, percebe-se que, com muito esforço e dedicação, isso está sendo possível.

O reconhecimento da qualidade da revista vem dos mais diferentes públicos. Empresários, trabalhadores da indústria, engenheiros, pesquisadores, acadêmicos e comunidade em geral veem a Manufatura em Foco como uma fonte confi ável, imparcial e aprofundada de notícias do setor metalmecânico. E essa confiança por parte dos leitores se traduz em uma procura cada vez maior pela revista, o que acarreta em uma abrangência e quantidade de leitores crescentes.

A confiança por parte dos leitores é fundamental para o sucesso de qualquer meio de comunicação escrita e aos poucos se torna escassa entre os produtos jornalísticos. Prova disso são os dados apresentados pelo Ibope Inteligência. Desde que o Instituto começou a fazer levantamentos sobre o Índice de Confi ança Social (ICS), em 2009, a mídia foi a instituição brasileira que apresentou maior queda em sua credibilidade (atrás apenas do sistema público de saúde e das escolas públicas): de 71 pontos em 2009, chegou a 67 em 2010 e atingiu 55 pontos em 2011. Isso quer dizer que, nos últimos anos, a confiança na mídia decaiu 16 pontos. Ou seja, a confi ança em um meio de comunicação passou de algo genérico e fundamental para um diferencial da mídia escrita.

Vale ressaltar que trabalhar com dois meios tão distintos, como internet e revista, é um desafio e aprendizado constante. Porém, acredita-se não no antagonismo dos meios digitais e impressos, mas na convergência de ambos. No caso da Manufatura em Foco e do Portal CIMM, um complementa e reforça o outro. A revista conta com o palpável e o fato de ser mais perene, o que para alguns significa mais credibilidade. Além disso, a publicação tem o respaldo de uma equipe de ótimos profi ssionais liderada por Francisco Marcondes, que desenvolveu e atuou por mais de 10 anos como editor-chefe da versão local da revista O Mundo da Usinagem – publicação referência de mercado e de propriedade da Sandvik Coromant do Brasil. Já o Portal tem a seu favor uma trajetória de 15 anos de êxito, sendo o mais importante portal do segmento metalmecânico, que conta hoje com cerca de 220 mil visitas e aproximadamente ½ milhão de pageviews mensais.

Porém, os desafios não param por aí. No próximo ano, o objetivo é consolidar a revista Manufatura em Foco como uma das principais revistas do segmento da manufatura no país. Além disso, com o fortalecimento do setor metalmecânico previsto para 2013, haverá a continuidade do projeto, bem como a ampliação da abrangência da revista.

Escrita por especialistas originários do próprio meio onde atua, a Manufatura em Foco se aprofunda em questões de genuíno interesse dos profissionais da produção industrial. Procura colocar novas perspectivas aos desafios que interferem diretamente no dia a dia dos leitores. Tudo isso para que os que leem a revista estejam informados sobre alternativas de processos, tecnologias e equipamentos que envolvam o setor metalmecânico. Há, ainda, temas mais humanos e abrangentes, que passam pelo pensamento filosófico, marketing e vendas, que buscam amenizar a leitura, a fi m de que a revista não se sobrecarregue com temas, por demais, técnicos.

Nada disso, no entanto, seria possível sem a confi ança depositada em nosso conselho editorial, que deseja aproveitar esta última edição de 2012 para agradecer a todos os leitores, anunciantes, incentivadores e colaboradores, tais como o pessoal da Abid e da Prol, Samanta Luchini, Donizeti Cosme, Nortegubisian Consultoria e Treinamento, Senai, toda a nossa equipe interna, além de amigos doutores em engenharia de várias Universidades, que ajudaram a dar vida a essa publicação e permitiram que ela se expandisse no mercado. Graças a todas essas pessoas e entidades, o que era um projeto, atualmente, é algo real e com muito potencial para continuar crescendo e se desenvolvendo.

Para corresponder a tamanha confi ança, a equipe da revista Manufatura em Foco já se prepara para os novos desafios que chegarão junto com o próximo ano. Obrigado, que todos tenham excelentes festas de fi m de ano e até 2013!


Não há comentários

Adicione o seu