https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2012/12/img-o-novo-papel.jpg

O novo papel do departamento de compras



Atuação proativa do departamento de compras aufere maior competividade às empresas

Antigamente, os departamentos de compras ocupavam uma posição inferior na hierarquia gerencial, apesar de frequentemente gerenciarem mais da metade dos custos da companhia. Uma empresa comum gasta, aproximadamente, 60% de suas vendas líquidas na compra de bens e serviços. Entretanto, pressões competitivas recentes têm levado muitas organizações a modernizarem seus departamentos de compras e também a elevarem os administradores desse departamento a cargos de diretoria. Atualmente, tais departamentos são assessorados por pessoas com graduação de nível MBA (Master Business Administration) que aspiram ao cargo de diretor-presidente.

Esses departamentos novos e mais estrategicamente orientados foram transformados de “departamento de compras”, que tinham como objetivo encontrar os menores preços, a “departamentos de licitações, compras e contratos”, com a missão de encontrar o melhor produto proveniente de um número menor de fornecedores melhor qualificados. Algumas multinacionais chegaram a elevar tais departamentos ao nível de “departamentos estratégicos de fornecimentos”, ficando, assim, responsáveis pela gestão de recursos e desenvolvimento de parcerias globais.

Acesse e leia a matéria completa:


10 comentários

Adicione o seu
  1. operacional@agapemoda.com.br

    Ótimo artigo
    Estamos estruturando nosso departamento de compras de maneira estratégica e este está contribuindo para montagem de material a ser apresentado à diretoria.

    Os outros artigos deste assunto também estão acrescentando.

    bom trabalho!

  2. Alveni de Fátima Giehl

    Olá Donizeti! Muito bom o teu artigo acima.

    Faz quatro anos que atuo na area de suprimentos -metalurgica, nosso dia a dia é muito corrido mal temos tempo de colocar os pedidos e fazer as negociações.
    Porém para o ano que vem teremos mais pessoas em nosso setor para fazer tarefas que hoje faço e que demanda tempo mas tem que ser feito.
    Gostaria de ter mais idéias de como procedo para relizar um trabalho diferenciado no suprimentos e que possa me ajudar a crescer profissionalmente ou ser uma profissional bem sucedida.

    Se tiver um tempinho favor me responda.

    • Donizeti Cosme

      Alveni,

      Muito obrigado pelos comentários.

      Teria muito prazer em contribuir para a sua solicitação, gostaria que você me desse uma ideia de como funciona a sua área hoje :

      – como é o organograma de sua área.
      – como esta divido as tarefas ( quem faz o que ).
      – a sua área esta ligado a material direto ou indireto.
      – qual o volume atual de compras anual.
      – quanto sera o novo volume.

      Acho que desta forma poderemos começar.
      Fico no aguardo, por favor me envie as informações por email.

      Donizeti Cosme
      D&C Associados
      dnztcosme5@gmail.com


Postar um novo comentário