https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2013/05/img-tendencias-setor-hid51.jpg

As tendências no setor de Hidráulica e Pneumática



Empresas criam produtos em hidráulica e pneumática para atender às novas necessidades de seus clientes nacionais e investem no setor de engenharia.

A hidráulica e a pneumática podem ser encontradas nos mais diversos setores e equipamentos e tornam a atividade industrial muito mais fácil e rápida. Atualmente, as empresas já investem no desenvolvimento de produtos e componentes em território nacional e focam em inovação e pesquisa.

Mercado

Segundo dados da Câmara Setorial de Equipamentos Hidráulicos, Pneumáticos e Automação Industrial (CSHPA) da Abimaq, em 2012, houve um aumento entre 1 e 2% no faturamento de equipamentos hidráulicos e pneumáticos no Brasil, chegando a um valor de R$ 1,5 bilhão. Desse total, cerca de um terço está relacionado à importação e 15% à exportação.

img-tendencias-setor-hid

“Não tivemos um crescimento expressivo do setor, porque a indústria de caminhões sofreu bastante e afetou a venda de equipamentos e componentes hidráulicos”, comenta o presidente da CSHPA, Waldomiro Modena Filho. Ele afirma que 2013 já apresenta bons sinais. “Temos a expectativa de crescimento de 10% do setor neste ano, chegando à marca de R$ 1,7 bilhão”, calcula.

Para Waldomiro, um dos obstáculos para o desenvolvimento do setor é que a indústria brasileira de pneumática e hidráulica ainda depende de muitos componentes do exterior. Os componentes mais tecnológicos vêm de países como Alemanha, Estados Unidos e Japão, já os mais simples costumam vir da China.

Para ganhar competitividade, “o setor tem que se preocupar em termos de normas, competência e qualidade de seus produtos”, afirma. Há cinco anos, a CSHPA trabalha na nacionalização das normas relativas ao setor H&P. “Agora estamos em contato com SENAI, IPT e outros centros de pesquisa para configurar o laboratório para testar componentes nacionais. Essa etapa deve ser concluída em até dois anos”, explica o presidente.

Nos últimos três anos, a CSHPA teve um aumento de 8% no número de associados, que hoje somam quase 70 indústrias do setor.

Acesse e leia a matéria completa:


4 comentários

Adicione o seu
  1. Geremias Moreira de Souza

    Ótima matéria.

    Seria importante ao meu ver a divulgação do mapa de cobertura dos fabricantes de hidráulica e pneumática com suas respectivas participações no mercado, pois essa informação nos direciona aos mais competitivos do mercado.

    Geremias Moreira de Souza

  2. germano zaina junior -

    trabalho com máquinas agricolas com muitos equipamentos hidraulicos , e tenho certeza que o futuro da hidraulica e pneumática é essencial na mecanização industrial


Postar um novo comentário