https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/img17.jpg

Aplicabilidade e segurança desafiam a Internet das Coisas



A conexão entre dispositivos e equipamentos não é novidade para grande parte da indústria. Porém, a popularidade da Internet das Coisas no cotidiano das pessoas e o aumento da demanda de produtos conectados têm barateado o custo de sensores, grandes responsáveis pela comunicação entre as “coisas”. Entretanto, o crescimento estrondoso do setor tem feito com que profissionais se deparem com desafios que vão além da conexão em si, como qualidade de informação e segurança.

“Estamos em uma fase de muitas informações, o que a gente precisa é ter informações de valor”, diretor do Centro de Convergência Digital da Fundação Certi, Marcelo Otte.

De cara nova e mais moderna, nome popular e preço acessível, a Internet das Coisas (ou IoT – Internet of Things) tem mudado a concepção de desenvolvimento de produtos e soluções atualmente. Da telemetria e do Machine to Machine (M2M) ao que hoje conhecemos como Internet das Coisas, a evolução da tecnologia que permite a comunicação entre dispositivos cresceu rapidamente nos últimos anos. Uma forma de perceber essa transformação está no cotidiano da maioria das pessoas, que há dez anos não teriam condições de se conectar à rede ou a uma nuvem (cloud) a partir do próprio telefone ou mesmo computador portátil (gadgets em geral) .

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu