A influência da liderança no sucesso do Sistema de Gestão de Qualidade
A liderança é um elemento essencial para o Sistema de Gestão da Qualidade. Se compararmos a uma casa, considere-a o alicerce. Seu papel é tão importante que a ISO9001 dedica uma seção inteira a esse tema sob o título “Responsabilidade da Direção”.
Atualmente, a decisão de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade é totalmente estratégica, para isso, antes de iniciar um processo de certificação, a Alta Direção avalia os fatores externos (clientes, mercado, negócio) e internos (estrutura, organização, padronização dos processos e qualidade do produto ou serviço) e quando opta pelo início desse projeto, automaticamente compromete- se com algo que não é finito e que vai muito além da conquista da certificação. Por esse motivo, é necessário que os líderes estejam comprometidos com a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Na maioria das vezes, no processo de implantação, a liderança tem um papel muito intenso e efetivo, mas após a certificação há um relaxamento natural e é aí que entra o papel imprescindível da liderança, que deverá influenciar diretamente na motivação quanto à manutenção do sistema implementado. Para isso, é fundamental estar atento aos sintomas e paradigmas relativos às possíveis correções, bem como aplicar as boas práticas necessárias à obtenção de êxito nesse processo. Abaixo, foram enumeradas as principais recomendações:
1 – Estabeleça a qualidade como um valor para a organização e aplique esse valor diariamente, incorporando sempre o tema em reuniões com as equipes e com os líderes;
2 – Determine objetivos e metas para seu time e documente-os no Sistema de Gestão da Qualidade. Coloque isso em prática efetuando o monitoramento do desempenho do seu processo com indicadores agregados ao sistema de gestão e, se possível, associe-os a participação nos lucros e resultados, pois tornará um desafio para a equipe alcançar ou superar a meta estabelecida;
3 – Faça a gestão, por exemplo, evidenciando a todo o momento que as atividades ligadas ao Sistema de Gestão da Qualidade são importantes para o processo industrial como um todo. Faça associações com foco no cliente interno e externo. Não permita que se estabeleça a ideia de que são apenas padrões para agradar ou atender a auditoria;
4 – Determine responsabilidades e autoridades para o desenvolvimento dos processos e atividades críticos. Isso facilitará a forma de gerenciar todo o trabalho e também identificar quem e quando procurar em caso de desvios ou sugestões de melhoria;
5 – Delegue atividades e responsabilidades, mas elabore uma forma de monitoramento e acompanhamento do desempenho dos processos. Uma sugestão é monitorar através da avaliação de desempenho do colaborador. Essa atividade exige um cuidado e atenção do gestor, pois esse deve delegar e não “delargar” as responsabilidades. Ou seja, interesse, suporte e acompanhamento são fundamentais;
Tudo é possível desde que a liderança seja capaz de gerar motivação e ofereça o devido suporte a cada um de seus subordinados.
6 – Desmistifique. As atividades do Sistema de Gestão da Qualidade não são atividades a mais, elas fazem parte da sua rotina de trabalho. Fornecer propostas técnicas dentro dos padrões exigidos, medir o tempo de resposta às possíveis reclamações dos clientes, monitorar o volume de retrabalho, todas essas são tarefas importantes e integradas às rotinas diárias, portanto não existem as atividades do meu cargo e as atividades da qualidade, ou seja, uma é intrínseca à outra;
7 – Ao contrário do que muitos pensam, o Sistema de Gestão da Qualidade é dinâmico e pode ser modificado a qualquer momento, visando a melhoria contínua. Portanto, comunique toda alteração de processo e mantenha os documentos da qualidade atualizados, para que todas as operações estejam sempre alinhadas aos requisitos do Sistema e, consequentemente, previna qualquer não conformidade durante as auditorias;
8 – Nunca deixe as atividades voltadas à qualidade para depois. Demonstre que elas são tão importantes quanto a conquista de um cliente. A entrega de um produto dentro do prazo, por exemplo, faz parte da qualidade dos serviços prestados pela empresa e, por esse motivo, deve ser cumprido. É importante lembrar que todas as atividades dentro do Sistema de Gestão da Qualidade têm dois focos: melhoria para o cliente ou melhoria para o processo;
9 – Seja exigente com o cumprimento dos procedimentos estabelecidos. Não faça desvios no processo. Demonstre o quanto seguir regras e padrões é necessário e, caso a dinâmica do processo seja alterada, altere também o seu padrão, o Sistema de Gestão da Qualidade não é estático;
10 – Evite ruídos de comunicação, faça sempre uma comunicação transparente e com a linguagem adequada ao público-alvo;
11 – Esqueça o mito de que o Sistema de Gestão da Qualidade vem para burocratizar os processos, na verdade seu principal papel é padronizar para assegurar que os processos tenham qualidade;
12 – Inclua os projetos de melhoria de cada processo/área no Plano de Melhorias da Qualidade, assim seu monitoramento será efetuado através do Sistema de Gestão e qualquer replanejamento será justificado e acompanhado;
13 – Veja o Sistema de Gestão da Qualidade como um aliado para o desenvolvimento e não como um limitador burocrático.
A gestão estratégica da empresa é quem da o tom para a organização e os colaboradores são seus seguidores, por isso o papel da liderança é tão significativo. Se o tema qualidade for incorporado aos valores da organização, teremos um Sistema com desempenho excelente. Muitas ideias de melhoria contínua surgirão, destacando a organização no mercado. Havendo disciplina e padronização das rotinas, haverá também a garantia de que todos na empresa falam a mesma língua, ou seja, todos estão orientados pelos mesmos valores e seguindo as mesmas premissas, garantindo a satisfação dos clientes e, por consequência, o êxito da companhia.
Quando a liderança vê a qualidade como uma tarefa a mais, entende as rotinas e os procedimentos como mera burocracia e o certificado como um enfeite de parede, o Sistema de Gestão da Qualidade estará fadado ao fracasso. Está provado que a boa gestão da qualidade, por meio de um sistema bem consolidado, torna-se estratégico na garantia de bons negócios, pois está intimamente ligado à satisfação dos clientes, dos funcionários, além de tornar a empresa mais lucrativa.
Assim sendo, a liderança deve gerar um ambiente interno no qual as pessoas estejam totalmente engajadas aos objetivos da organização e à satisfação dos clientes. É, também, importante lembrar que a equipe deve estar apta a fazer os devidos ajustes, no caso de possíveis desvios, e deve ser parabenizada no caso de superação de objetivos. Celebrar vitórias promove o espírito de equipe e ajuda a consolidar uma cultura embasada na qualidade. Uma equipe motivada e autoconfiante se sente estimulada a dar opiniões e sugerir novos projetos de melhoria. Respeite a responsabilidade e a autoridade de cada elemento, isso contribui para manter a motivação em alta. A qualidade é uma filosofia que se bem aplicada produz comprometimento e promove benefícios a curto, médio e longo prazo.
O segredo para o sucesso está em uma palavra bem simples “comprometimento”, pois se houver comprometimento em todos os níveis da organização, teremos um Sistema de Gestão robusto e que realmente favorecerá o desenvolvimento dos negócios e a manutenção da tão almejada certificação, porém só a boa liderança fará com que isso tudo ocorra.
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Bom dia, amei seu artigo, porém gostaria de usar em meu TCC, por gentileza poderia me informar mais sobre a publicação.
Olá Aline,
Desculpe a demora no retorno.
Segue abaixo as informações solicitadas:
Autora: Raquel Bidin
Ano: 2013
Páginas: 32 a 35
Boa tarde, Raquel Bidin. Gostei muito do seu texto e gostaria de citá-lo no meu TCC, mas para isso preciso saber sua formação acadêmica. Você poderia me ajudar com isso? Muito obrigado.
Não tem jeito, eu tenho sempre que fazer um comentário. Você realmente gosta do que faz! Vou referenciar esse texto em meu blog!
Olá Jaime
obrigado pela participação
att
M&F