https://www.manufaturaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2014/08/capa-a-arte-de-delegar.jpg

A arte de delegar com eficácia



A delegação é um recurso valioso para o líder, pois favorece a administração do tempo, a organização do trabalho, o aumento da produtividade e, acima de tudo, o desenvolvimento individual das pessoas.

A capacidade de delegar tarefas e responsabilidades de modo eficaz se converte em uma das mais importantes competências de liderança, especialmente quando consideramos que o papel essencial dos líderes é a obtenção de resultados positivos através das pessoas.

De acordo com grande parte da literatura gerencial e corporativa, a delegação é o processo de transmitir determinadas tarefas, obrigações e responsabilidades de uma pessoa para outra; normalmente, de um superior a um subordinado.

A delegação é um recurso valioso para o líder, pois favorece a administração do tempo, a organização do trabalho, o aumento da produtividade e, acima de tudo, o desenvolvimento individual das pessoas. É por meio da delegação que o líder consegue aumentar o nível de maturidade funcional, satisfação e motivação de seus seguidores e, por consequência, formar sucessores que possam assegurar a manutenção dos padrões de qualidade e os diferenciais competitivos da empresa. Além disso, quando o líder delega tarefas e responsabilidades, ele pode se surpreender ao encontrar novas ideias e possibilidades frente a métodos antigos que precisem de reciclagem e atualização.

Apesar desta gama de benefícios e vantagens, não é muito difícil observar certos questionamentos acerca desta prática que, sem a devida tratativa, podem se transformar em sérios obstáculos. Muitos líderes se perguntam se, ao serem delegadas, as tarefas serão desempenhadas com a suficiente dedicação ou seriedade com as quais ele mesmo as executaria. Essa preocupação tem seu fundamento, pois mesmo que uma tarefa seja delegada, a responsabilidade final pelo seu resultado permanece com o líder. Portanto, se houver erros ou qualidade insuficiente, o líder é quem pagará a conta.

Acesse e leia a matéria completa:


Não há comentários

Adicione o seu