O Valor da Disciplina
As pessoas, normalmente, associam a disciplina à rigidez e à falta de liberdade, como se a palavra tivesse sido marginalizada pelos traumas sofridos na primeira infância e na nossa formação educacional básica.
Imagine que nesse momento você está participando de um teste que funciona da seguinte maneira: o aplicador apresentará algumas palavras e você deverá dizer imediatamente o que pensa a respeito delas. Você pode ser absolutamente sincero e honesto, pois nenhuma de suas respostas será julgada nesse momento. Trata-se apenas de um processo de associação livre entre as palavras e a referência que as pessoas carregam sobre elas.
Simples não é? Presumo que você já esteja pronto.
Eis a sua primeira palavra – disciplina. O que vem à sua mente quando essa palavra lhe é apresentada?
Não perco uma só oportunidade de fazer esse pequeno teste com os participantes dos meus treinamentos e também com meus alunos nas salas de pós-graduação. É impressionante como, em todas as vezes as respostas de associação livre convergem com ideias de rigidez, controle, cobrança, regras, castigo e punição. E não é só isso, surgem também associações com escolas “à moda antiga”, pais autoritá- rios e quartéis generais.
As pessoas, normalmente, associam a disciplina à rigidez e à falta de liberdade, como se a palavra tivesse sido marginalizada pelos traumas sofridos na primeira infância e na nossa formação educacional básica. Uma pena reduzir a palavra disciplina, que para mim tem extremo valor, a esse tipo de referência.
Acesse e leia a matéria completa:
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
There are no comments
Add yours