Ferramentas de apoio à gestão de operações: Princípio de Pareto
O engenheiro e economista franco- -italiano Vilfredo Frederico Damaso Pareto (figura 1) viveu entre 1848 e 1923. Em 1897, publicou o que passou a ser conhecido como “Ótimo de Pareto”, no livro “Cours d`Économie Politique”. No entanto, a formulação matemática do “Equilíbrio Paretiano” foi publicada somente em 1906, em artigo da “Giornale degli Economisti”.
O conceito de “Ótimo de Pareto” é uma das suas principais contribuições ao mundo moderno. No entanto, está associada ao nome de Vilfredo Pareto uma outra “lei”, que ficou popularizada como a “LEI DE PARETO”, também conhecida como “Lei das Proporções Inversas”.
Sua aplicação na área de Gestão de Operações é extremamente ampla – as organizações modernas utilizam “Pareto” principalmente nas áreas de Qualidade e de Administração de Materiais.
Neste artigo, vamos detalhar o “Princípio de Pareto”, para mostrar o seu potencial e a importância de sua adequada utilização.
Origem do Princípio de Pareto
Em 1897, Pareto realizou um estudo estatístico que, mais tarde, viria a se tornar conhecido como Lei de Pareto ou Regra 80/20.
Acesse e leia a matéria completa:
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Não há comentários
Adicione o seu