capa-04

O Valor da Disciplina

As pessoas, normalmente, associam a disciplina à rigidez e à falta de liberdade, como se a palavra tivesse sido marginalizada pelos traumas sofridos na primeira infância e na nossa formação educacional básica.

Imagine que nesse momento você está participando de um teste que funciona da seguinte maneira: o aplicador apresentará algumas palavras e você deverá dizer imediatamente o que pensa a respeito delas. Você pode ser absolutamente sincero e honesto, pois nenhuma de suas respostas será julgada nesse momento. Trata-se apenas de um processo de associação livre entre as palavras e a referência que as pessoas carregam sobre elas.

Simples não é? Presumo que você já esteja pronto.

Eis a sua primeira palavra – disciplina. O que vem à sua mente quando essa palavra lhe é apresentada?

Não perco uma só oportunidade de fazer esse pequeno teste com os participantes dos meus treinamentos e também com meus alunos nas salas de pós-graduação. É impressionante como, em todas as vezes as respostas de associação livre convergem com ideias de rigidez, controle, cobrança, regras, castigo e punição. E não é só isso, surgem também associações com escolas “à moda antiga”, pais autoritá- rios e quartéis generais.

As pessoas, normalmente, associam a disciplina à rigidez e à falta de liberdade, como se a palavra tivesse sido marginalizada pelos traumas sofridos na primeira infância e na nossa formação educacional básica. Uma pena reduzir a palavra disciplina, que para mim tem extremo valor, a esse tipo de referência.

Penso ser oportuna uma revisão dessa associação e uma reflexão sobre o verdadeiro significado da disciplina, à luz dos aspectos comportamentais.

Depois de quase 20 anos estudando o comportamento humano, especialmente no contexto organizacional, ouso dizer que a disciplina é uma competência que nos serve de base para o desenvolvimento de quase todas as outras. É com disciplina que aprendemos a gerenciar adequadamente o nosso tempo. É ela que nos ajuda a executar tudo aquilo que foi planejado. É com disciplina diária que se aprende a trabalhar com maior foco e que se conquista uma liderança de qualidade. A disciplina é o único caminho para quem deseja adotar um estilo de vida menos sedentário e mais saudável.

É com disciplina que aprendemos a gerenciar adequadamente o nosso tempo. É ela que nos ajuda a executar tudo aquilo que foi planejado.

disciplina-01

A disciplina reflete o autodomínio que, por sua vez, é representativo da liberdade. Referência esta que se opõe totalmente à ideia de rigidez e controle que as pessoas geralmente atribuem à disciplina.

Mas vamos por partes. Primeiro os cavalos, depois a carruagem.

No contexto comportamental, a disciplina pode ser definida de modo bem diferente a essa ideia que a maioria das pessoas carrega.

Ter disciplina significa fazer o que precisa ser feito, na hora em que precisa ser feito. Saber lidar com os fatos difíceis, tentações, obstáculos e prazeres momentâneos que eventualmente ameaçam o alcance de um objetivo. Significa aceitar a realidade tal como ela é e fazer o sacrifício necessário para obter o que se deseja, tratando seu objetivo com total prioridade. Mas esse processo só se estabelece plenamente se o objetivo derivar de um propósito claro e maior, que reflita nossos valores.

Vamos aplicar essa ideia a uma situação bastante comum no cotidiano, a dieta.

Tenho certeza de que esse assunto já esteve (ou talvez ainda esteja) na sua pauta. E para aqueles felizardos que nunca precisaram lançar mão desse recurso, vale a informação.

Se uma pessoa deseja perder peso, o que ela precisa fazer?

Apesar de um sem-número de dietas, procedimentos e ingredientes “mágicos” prometerem emagrecimento rápido, para perder peso você precisa, de maneira geral, fazer duas coisas: primeiro, alimentar-se corretamente e de forma equilibrada; e segundo, fazer exercícios físicos. Não existe fórmula mágica, por mais que às vezes façamos esforço para acreditar nisso. Se uma pessoa executar diariamente essas duas ações em um período de 30 dias, por exemplo, é bastante provável que, ao final, um número menor será indicado pela balança e pela verificação das suas medidas.

Mas por que será que muitas pessoas desistem rapidamente de suas dietas, uma vez que já são conhecidas as ações que trariam efetivamente o resultado desejado? Porque comer dá prazer e fazer dieta dá um trabalho imenso. Você precisa ter seu objetivo em mente o tempo todo para poder fazer as escolhas corretas diariamente e não se desviar do caminho. Lembre-se, escolhas corretas são aquelas que nos aproximam dos nossos objetivos. Além disso, enquanto a perda de peso não estiver alinhada a um valor ou a um propósito maior (como a saúde, o bem-estar e a longevidade), ao invés de atender apenas aos critérios externos (como a beleza e a chegada do verão, por exemplo), a disciplina não se sustentará.

A palavra disciplina possui a mesma raiz de discípulo, aquele que segue um caminho ou uma causa, especialmente por acreditar que deve fazê-lo. Trata-se de um processo de educar a si mesmo através do alinhamento vigente e constante entre o pensar, o querer, o sentir e o agir. Isso, muitas vezes, implica em uma mudança substancial da forma pela qual enxergamos a realidade.

Algumas reflexões podem ajudá-lo a construir esse alinhamento. Faça e responda periodicamente essas perguntas para você mesmo: o que eu estou fazendo está conectado com o que estou pensando e sentindo? O que eu estou fazendo me aproxima ou me distancia do meu objetivo? O que eu estou fazendo está de acordo com o que eu realmente acredito?

A disciplina reflete o autodomínio, que por sua vez, é representativo da liberdade. Referência esta que se opõe totalmente à ideia de rigidez e controle que as pessoas geralmente atribuem à disciplina. Aquele que domina a si mesmo é verdadeiramente livre para fazer suas escolhas, ao passo que os indisciplinados são constantemente escravizados pelos prazeres momentâneos e pelas gratificações imediatas.

Você já deve ter constatado que a disciplina é um traço comum a todas as pessoas bem-sucedidas. É evidente que a competência, o trabalho árduo, a dedicação e a habilidade de relacionamento são bons precedentes para o sucesso; mas é possível perceber que as pessoas bem-sucedidas criam o hábito de fazer com maestria as coisas chatas, demoradas e desagradáveis que normalmente os “fracassados” não gostam de fazer e costumam procrastinar (deixar para depois). Costumo dizer que a realidade é o que ela é e não o que nós gostaríamos que ela fosse. Em certos momentos, podemos executar as atividades que verdadeiramente gostamos e que nos fazem sentir plenos. Mas, certamente, em outros, estaremos diante daquelas atividades que “temos que fazer”, independente de nossa vontade ou afeição. E é nesse ponto em que as pessoas disciplinadas vencem.

Deixarei como despedida uma de minhas frases favoritas, assinada por Philip Massinger, para que você se sinta encorajado a colocar mais disciplina em sua vida: “Aquele que quer governar outros, primeiro precisa ser senhor dele mesmo.”. Um grande abraço e até breve.

+ Continue Lendo…

Baixe já o aplicativo grátis da Revista Manufatura em Foco e veja os materiais complementares que nós preparamos para você:

PODCAST Inteligência Emocional

ENTREVISTA O papel do feedback na gestão
https://www.manufaturaemfoco.com.br/app

 
 



There are no comments

Add yours