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O poder do vendedor equilibrado!

Todo bom resultado obtido sem esforço se deve ao acaso. É até possível que boas coisas possam nos ocorrer pela Graça Divina, porém, mesmo nesses casos, é necessário fazer a parte que nos cabe. Para o aluno que nada estudou para o exame de geografia, pouco valerá, posteriormente à prova, pedir a Deus para que faça com que a capital do Rio de Janeiro seja Florianópolis! Ou seja, nada valerá a fé ao vagabundo!

Estude com fervor, dê o melhor de si na elaboração das respostas e, em paralelo, peça ao Criador que o abençoe com a nota necessária e ela ocorrerá! Aprendi com a vida que as grandes vitórias se dão nas ocasiões em que razão e emoção se interceptam.

Sendo, há décadas, professor universitário e, ao mesmo tempo, executivo, consigo ver muita similaridade entre a escola e o mercado. Se na escola quem avalia o desempenho do aluno é o professor, quem avalia o vendedor no mercado é o cliente. Quanto melhor o aluno, maior a nota; quando melhor o vendedor, maior é o volume de vendas.

Com a escassez de mercado, a pressão por resultados aumenta e, quando esses não vêm, as consequências resultam no enxugamento das estruturas, queda na lucratividade, desemprego, inadimplência, entre outros males. Tudo fica mais difícil, comparando-se a ficar de exame em matemática financeira ou cálculo diferencial. Todavia, há séculos, estudiosos já desenvolveram soluções algébricas para todos os grandes desafios dessas disciplinas, cabendo a nós aprender e aplicar tais soluções. Ocorre que a maioria dos alunos não faz a lição de casa! O problema não é falta de recursos ou de informação, trata-se muito mais de falta de atitude!

Todos sabem que a matéria é difícil e que reprova muitos. Todos sabem que será oportuno não faltar às aulas e revisar a matéria, fazendo os exercícios de reforço. Entretanto, eu pergunto: quantos o fazem?

Assim sendo, encare o mercado, surpreenda seus clientes estratégicos, enfrente seus concorrentes como o aluno “caxias” encara os cálculos matemáticos! Não saia de casa para vender como sempre vendeu e pense que continuará vendendo. Estude as necessidades e carências de cada cliente estratégico. Analise as ações da concorrência. Elabore orçamentos mais claros. Pense em maneiras de ajudar o cliente a ser mais econômico, mais lucrativo, mais competitivo. Ensine o cliente a fazer mais dinheiro, gerar mais lucro a ser capaz de conquistar mais pedidos dos clientes dele e você será um vendedor nota 10!

Use a emoção do bom relacionamento, mas jamais abra mão da razão de um relatório econômico bem-feito, de uma apresentação técnica convincente, na qual se evidencie com números e fatos não só a superioridade do teu produto, mas também a tua superioridade profissional.

No dia em que você fizer tudo isso e não conseguir vender, provavelmente o apocalipse já estará em curso e tanto fará vender ou não vender, pois nem baratas sobreviverão, pois são “baratas!”. Pelo que me consta, só herdarão o paraíso os que forem “caros” aos olhos de Deus.



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